Curiosidades

Ao todo, dez pessoas já assumiram a "cadeira" de técnicos da Grande Voz. Originalmente, a contar da primeira edição, temos quatro nomes que até hoje permanecem: Breno Lima, Emmie Reek, Lívia Itaborahy e Priscila Borges. Breno e Lívia são ex-participantes do The Voice Brasil (Globo); a drag queen brasileira Emmie Reek fez sucesso no The Voice da Irlanda. Já Priscila Borges marcou história no programa Ídolos (Record). Os demais foram: Rodrigo Jabah (1º edição – na época tinha como nome artístico Vitor Oliveira e compunha a dupla Vitor e Vanuti, também ex-participantes do The Voice Brasil); Kevin Ndjana (3º edição – finalista do The Voice Brasil); Kelvin Bruno (3º edição – ex-The Voice Brasil e campeão da Grande Voz); Tai Chiaro (3º edição – ex-The Voice Brasil – atuou como a Madame X, técnica misteriosa que só se revelou no final); Joatan, que em 2013 fez um imenso sucesso no "Programa Raul Gil" no quadro "Jovens Talentos", e, por fim, Gisele Afeche (2º edição), cantora que por pouco não participa do The Voice UK. Gisele, assim como Tai, fez parte de um plot twist na metade da competição, entrando como uma técnica surpresa que montava um time de candidatos já eliminados.

A Grande Voz e o termo plot twist possuem bastante afinidade, por assim dizer. Na 1º edição, ao final de determinada etapa (Batalhas Cruzadas), foi revelado que haveria uma repescagem que resgataria mais 3 pessoas a serem enviadas para o TOP 17. Os técnicos salvariam 1 pessoa, os assistentes outra pessoa e o público salvaria mais uma pessoa em votação. Os assistentes salvaram, na ocasião, Josi Ribeiro; Rayara Correia, que viria a ser finalista da edição, foi salva pelos técnicos. E após uma disputa ferrenha na enquete, voto a voto, entre Alessandra San e Merian Marangon, San leva a melhor e se classifica.
Na 2º edição, na metade da competição, Gisele Afeche entra em jogo. Havia quatro times e o time de Gisele Afeche é formado com os eliminados naquela determinada etapa. O time de underdogs contava também com o assistente técnico Lincoln Castro. Houve um remanejamento entre os times e algumas mudanças significativas ocorreram. Como por exemplo, Priscila Borges perdeu Felipe Monteiro para Gisele Afeche (Felipe viria a ser finalista); Emmie Reek perdeu Rodrigo Cabral para Priscila Borges (Cabral viria a ser o vice-campeão).
Na 3º edição, o plot twist veio envolto em mistério. Uma técnica misteriosa denominada de Madame X dá as caras, formando, na metade da competição, um time com eliminados. O esquema foi semelhante ao da segunda edição; no entanto, aqui, ninguém sabia quem era a Madame X. Somente da live da final revelou-se que Madame X era Tai Chiaro. Tai, em sua estreia, termina em 3º lugar com seu representante Lucas Belgrado (ex-time Kevin Ndjana).
Na 4º edição, a All Stars, não podia ser diferente: também tivemos virada! A primeira aconteceu logo após o término da primeira fase, em que os técnicos formaram seus times. A Madame X entrou em ação novamente e repescou 8 nomes, distribuindo-os aos 8 times a seu bel-prazer. Posteriormente, na semifinal, X ganhou mais uma vez o poder de repescar um candidato e a sortuda da vez foi Naiá Guri, que chegou à final graças a essa intervenção. Madame X foi revelada na live da final e... eis que ela, de novo, aparece: Tai Chiaro! Outra novidade da 4º temporada foi a inclusão Desafio dos Técnicos. Cada um deles gravou um vídeo e esses vídeos foram submetidos a um júri. O técnico vencedor teria o direito de avançar com 1 pessoa a mais para a final. O ganhador, com méritos, foi o técnico Kevin Njdana, seguido de perto por Emmie Reek.
Sobre isso, Lohan Lage, o idealizador dessas "tramas" todas, diz que "os plot twists são essenciais, pois provocam um ar de imprevisibilidade e geram também oportunidades a muitos candidatos que até então já se viam sem esperanças". Todas as twists são pensadas no início da competição e algumas aprimoradas ao longo do processo.

Cada técnico possui um braço direito na competição, que é chamado de assistente técnico. O assistente ajuda na tomada das decisões, bem como a estimular o time; e faz substituições quando necessário. Já tivemos os seguintes assistentes ao longo das 4 edições:
1º edição:
Alisson Trajano (assistente de Breno Lima)
Camila Teixeira (assistente de Lívia Itaborahy)
Máhmis Costa (assistente de Priscila Borges) - campeão
Alan Pinheiro (assistente de Emmie Reek)
Lourdes Cruz (assistente de Rodrigo Jabah)
2º edição:
Camila Teixeira (assistente de Lívia Itaborahy) - campeã
Júnior Almeida (assistente de Priscila Borges)
Marlon Fonseca (assistente de Breno Lima)
Bárbara Sales (assistente de Emmie Reek)
Lincoln Castro (assistente de Gisele Afeche)
3º edição
Poly Pimpão (assistente de Kelvin Bruno)
Laís Yasmin (assistente de Kevin Ndjana)
Marlon Fonseca (assistente de Breno Lima) - campeão
Lugh (assistente de Emmie Reek)
Nina Guimarães (assistente de Priscila Borges)
Gui Lisboa (assistente de Lívia Itaborahy)
4º edição
Poly Pimpão (assistente de Kelvin Bruno)
Jessé (assistente de Joatan)
Edu Camargo (assistente de Lívia Itaborahy)
Rodrigo Dutra (assistente de Emmie Reek)
Antoniela (assistente de Breno Lima)
Thiago Zwarg (assistente de Rodrigo Jabah)
Máhmis Costa (assistente de Priscila Borges)
Alan Camargo (assistente de Kevin Ndjana)

.Vamos analisar a quantidade de finalistas que cada técnico conduziu à final até hoje (4º ed.) na Grande Voz:
1º lugar: EMMIE REEK – 9 finalistas
(1º ed. – Marlon Fonseca / 2º ed. – Lucas Degásperi e Isadora Fernanda / 3º ed. – Mari Junges, Sahra Stamm e Chelle / 4º ed. - Tiago Boca, Alanis Ferreira e Naiá Guri)
2º lugar: PRISCILA BORGES – 7 finalistas
(1º ed. – Kelvin Bruno e Rayara Correia / 2º ed. – Kabraw e Nina Guimarães / 3º ed. – Carolina Corrêa / 4º ed. - Jeff e Cíntia Santos)
3º lugar: BRENO LIMA – 6 finalistas
(1º ed. – Rebecca Rios e Samuell Sabino / 2º ed. – ninguém / 3º ed. – Lola Borges e Tiago Boca / 4º ed. - Nina Guimarães e Rayara Correia)
4º lugar: KEVIN NDJANA – 5 finalistas
(1º ed. – ninguém – não participou / 2º ed. – ninguém – não participou / 3º ed. – Camillo e João Campelo / 4º ed. - Nay Duarte, Iago Cozzali e Bárbara Sales).
5º lugar: LÍVIA ITABORAHY – 4 finalistas
(1º ed. – ninguém / 2º ed. – Poly Pimpão / 3º ed. – Alanis Ferreira / 4º ed. - Carolina Corrêa e Kabraw)
6º lugar: RODRIGO JABAH – 3 finalistas
(1º ed. – Naiá Gúri / 2º ed. – ninguém – não participou / 3º ed. – ninguém – não participou / 4º ed. - Matt Gomes e Louise Hug)
7º lugar: KELVIN BRUNO – 3 finalistas
(1º ed. – ninguém – não participou / 2º ed. – ninguém – não participou / 3º ed. – Victória Bertoldo / 4ª ed. - Sabino e Cida Garcia).
8º lugar: JOATAN - 2 finalistas
(1º ed. - ninguém - não participou / 2º ed. - ninguém - não participou / 3º ed. - ninguém - não participou / 4º ed. - Camillo e Trintim)
9º lugar: TAI CHIARO – 1 finalista
(1º ed. – ninguém – não participou / 2º ed. – ninguém – não participou / 3º ed. – Lucas Belgrado)
10º lugar: GISELE AFECHE – 1 finalista
(1º ed. – ninguém – não participou / 2º ed. – Felipe Monteiro / 3º ed. – ninguém – não participou)