Regulamento - 5º edição

Hey voicers!

Quinta temporada no ar!

Durante o processo de inscrições, houve uma dinâmica inédita, chamada de FIVE COMEBACK. Nessa dinâmica, 10 ex-participantes (das 3 primeiras temporadas) disputaram 5 vagas na competição. Classificados, foram direto para a fase dos duelos, cada 1 para 1 dos 5 times.

SOBRE AS INSCRIÇÕES

Foram 175 inscritos e 168 inscrições habilitadas.

Os vídeos inscritos são submetidos ao que chamamos de audições às cegas, pois todos eles são encobertos pela produção e postados no canal da Grande Voz, no YouTube, em playlists.

Cinco times, cada um deles formados por 2 técnicos + 1 assistente técnico, analisam todas as audições, comentam os vídeos (no próprio canal do YouTube) e, ao fim de 1 semana, tomam suas decisões. Os times são compostos por:

TIME BRENO LIMA E EMMIE REEK (Assistente: Carolina Corrêa)

TIME LÍVIA ITABORAHY E NINA GUIMARÃES (Assistente: Jeff)

TIME KEVIN NDJANA E DIDI ASSIS (Assistente: Jessé)

TIME PRISCILA BORGES E BÁRBARA JARDIM (Assistente: Edu Camargo)

TIME CAMILLO E YASMINE MAHFUZ (Assistente: Tiago Boca)

SOBRE AS AUDIÇÕES

As audições foram divididas em 4 playlists, intituladas de EPISÓDIO 1, 2, 3 e 4. Nas 3 primeiras playlists, tivemos 40 audições; na quarta e última, 48. Posta-se 1 playlist, aguarda-se 1 semana de avaliações e, ao concluir os resultados daquele episódio, posta-se o próximo. 

COMO SÃO TOMADAS AS DECISÕES?

Decide-se no que chamamos de LEILÃO ÀS CEGAS

Cada time recebe uma quantia específica de GOGÓS (a moeda fictícia da Grande Voz). 

Abre-se uma live, no canal do YouTube, e, durante essa live, a cada candidato anunciado, o apresentador lança o cronômetro de 1 minuto para que os técnicos revelem seus "lances" por aquele determinado candidato. O lance mínimo é de 2o gogós. Caso o time não queira dar lance, ele registra "zero gogó". Os lances são enviados pelo whatsapp da produção. O apresentador, ao zerar o cronômetro, anuncia os lances que cada time deu por aquele candidato X e todos ficam sabendo qual time DEU MAIS GOGÓS pela voz. Esse time GARANTE ESSA VOZ para a sequência da competição.

RECURSOS PARA TIMES E CANDIDATOS

Durante esse processo do leilão às cegas, os times podem lançar mão de alguns recursos. São eles: o card do bloqueio (podem bloquear 1 time de dar lance ao candidato x), o card do de olho no lance (podem espiar o lance de 1 dos times), o card do ninguém tasca (card principal que, quando lançado, garante a voz no time sem a necessidade de disputa por lances) e o card do gatuno (permite o time "roubar" gogós de outro time). Tudo isso torna a dinâmica ainda mais emocionante e divertida!

No que diz respeito aos candidatos, há também um recurso importante, que é o CARD DO CÂMBIO. Através desse card, o candidato contemplado pode TROCAR DE TIME DURANTE A LIVE DE FORMAÇÃO DOS TIMES. O candidato se revela e o apresentador pergunta se ele deseja trocar de time ou não. E quem concede esse privilégio do câmbio aos candidatos? São eles, a MESA REDONDA.

O QUE É A MESA REDONDA?

A Mesa Redonda é um quadro de opinião paralelo à avaliação oficial, apresentado em live também no canal da Grande Voz no YouTube. Formado por 4 integrantes + o mediador, a Mesa Redonda comenta tudo o que rolou sobre o episódio anterior, dá dicas e elege os destaques do episódio. Dentre os destaques, há 2 candidatos - aqueles que levarão o card do câmbio. Os destaques da Mesa Redonda são encaminhados ao escritor (a) responsável pela BANCADA LITERÁRIA da semana. 

O QUE É A BANCADA LITERÁRIA?

É uma parceria que a Grande Voz firma com escritores do Brasil, a fim de aliar música e literatura. A cada rodada, 1 escritor (a) premia 1 voz de destaque com 1 livro de sua autoria, e ainda autografado. Essa voz é escolhida pelo próprio escritor (a). Os vídeos encaminhados a ele são os que a Mesa elegeu como destaques da rodada.

COM QUANTAS VOZES CADA TIME FICA AO FIM DA FASE DAS AUDIÇÕES?

Ao todo, cada time termina essa primeira fase com 17 vozes.

1 do Five Comeback

14 do Leilão às Cegas

1 da repescagem da Madame X

1 da repescagem do público / Mesa

QUEM É MADAME X E COMO FUNCIONAM AS REPESCAGENS?

Madame X é uma figura que, desde a terceira temporada, compõe a equipe da Grande Voz. Uma técnica misteriosa, cuja identidade NINGUÉM SABE, só mesmo o produtor. A identidade dela só é revelada ao final da temporada. Essa pessoa será responsável por REPESCAR 5 VOZES (dos 4 episódios) que não foram escolhidas nas audições. Após esse processo, a Mesa Redonda também terá a responsabilidade de repescar 1 voz (dos 4 episódios)

Sobrarão 4 vagas, que serão preenchidas através do voto popular

Como vai funcionar essa votação?

Serão formados quatro grupos de votação (1 grupo voltado para cada episódio). 

De cada grupo, o mais votado será classificado para a próxima fase. Serão postados trechos dos vídeos nos Reels do Instagram da Grande Voz e nos stories. A votação acontecerá via stories, ou seja, em 24 horas. 

Ao término das definições dos repescados, todos os candidatos serão revelados e todos os candidatos serão remanejados nos respectivos grupos dos times aos quais pertencem, e manterão diálogos diretos com seus técnicos.

SOBRE OS DUELOS

A segunda fase é composta por um baita desafio: os duelos!

Os técnicos montam seus duelos, de acordo com a bagagem, estilo, timbre de cada um. E definem 2 canções para cada duelo. Essas canções são colocadas à votação pública. A mais votada é a que vingará para o duelo. Ambos os candidatos terão de interpretar a mesma música, em vídeos separados. Aquele que interpretar melhor, sob o ponto de vista dos técnicos, sairá vencedor. 

Vale lembrar que nesta edição cada time terá 17 pessoas. Sendo assim, 1 dos duelos será na verdade 1 trielo! Três concorrendo com a mesma música. E somente 1 sairá vencedor do trielo.

Nessa etapa, cada time poderá RESGATAR 3 candidatos de outro time que saíram derrotados em seus respectivos duelos. Os 15 resgatados escolherão para que time irão: se desejam permanecer no time de origem ou se trocam de time.

SOBRE O QUINTETO TEMÁTICO

No Quinteto Temático, cada time terá 11 vozes. Cada time se dividirá em 2 grupos de 5 - cada grupo liderado por um dos técnicos. E 1 voz do time será enviada a uma "missão especial" a ser cumprida contra vozes de outros times. Essa missão, claro, é surpresa e só será revelada no momento oportuno. 

O grupo, dentro do time, que obtiver melhor resultado terá menos eliminados. A partir desta etapa, teremos a entrada dos JURADOS CONVIDADOS, especialistas em música que avaliarão as performances.

SOBRE AS DÉCADAS

Nesta etapa, os candidatos interpretam canções de décadas específicas. Haverá uma dinâmica prévia que irá definir a DÉCADA DE CADA TIME. Então digamos que caia a década de 1980 - os candidatos deste time só poderão escolher cantar músicas lançadas nesta década. Maiores detalhes em momento adequado.

FINAIS

Na reta final, será o momento de cisão entre os técnicos do mesmo time. A dupla se separa e cada um dos técnicos deverá escolher A SUA VOZ REPRESENTANTE na da Grande Final. Logo, a princípio, teremos 10 finalistas, 1 voz para cada técnico. A não ser que a Madame X resolva aprontar alguma coisinha... e isso mude, talvez, aumentando 1 vaga na final... Será? Aguardemos!

Na final, cada finalista interpreta duas canções: 1 em homenagem ao compositor (este ano será o Paulo Sérgio Valle) e 1 AUTORAL (pode ser do próprio finalista ou de algum amigo compositor, desde que inédita).

Esta página será atualizada à medida que novas informações forem lançadas. Informações poderão, aqui, ser ACRESCENTADAS. O que já está registrado aqui NÃO SERÁ MODIFICADO.

Boa sorte, voicers!

Vivam cada momento, cada etapa como se fosse a última!

Divirtam-se, evoluam, ensinem, e façam valer essa jornada!